21.7 C
Ponta Porã
quinta-feira, 23 de maio, 2024
InícioVariedadesMulherCabelos grisalhos: 4 dicas para quem quer assumir de vez os fios

Cabelos grisalhos: 4 dicas para quem quer assumir de vez os fios

Especialista dá 4 dicas para quem quer assumir os fios grisalhos
Pexels/Los Muertos Crew

Especialista dá 4 dicas para quem quer assumir os fios grisalhos

À medida que os cabelos começam a mostrar os primeiros sinais de maturidade, muitas pessoas buscam maneiras de camuflar os fios com tonalizantes, mechas ou com a coloração. É comum que as madeixas acinzentadas sejam cercadas por tabus e estigmas sociais, especialmente quando se trata das mulheres. No entanto, essa percepção está gradualmente mudando, o Google Trends, por exemplo, apontou um aumento de 400% nas buscas do termo “cabelo grisalho” no último mês, além de várias personalidades assumirem o tom natural nos últimos meses, como Samara Felippo e Alexandra Hedison.

Mais do que apenas esconder os fios, assumi-los e saber como cuidar deles representa liberdade e uma valorização da beleza natural. É nesse contexto que Marília Tambasco, hairstylist e embaixadora da Keune, compartilha com o iG Delas sua expertise dando dicas para o cuidado especial desses fios.

“A principal diferença que uma pessoa vai notar no cabelo grisalho é que, geralmente, ele fica mais áspero, seco e sem brilho. Isso acontece porque o cabelo é composto por melanina e queratina. A melanina é responsável por deixar o cabelo macio, hidratado e com brilho. Já a queratina, por manter os fios fortes. Quando perdemos estas substâncias, é comum percebermos essas mudanças na textura e aparência”, comenta a profissional. Confira abaixo 4 dicas para os grisalhos saudáveis:

#1 Utilize produtos específicos para grisalhos

Uma das principais dificuldades dos fios prateados é manter sua cor vibrante e bonita, já que a tendência é que o tom comece a ficar amarelado. “Esta dica pode parecer meio óbvia, mas é importante lembrar que é importante ter em casa produtos que ajudem na neutralização da cor. O pigmento violeta é um dos grandes responsáveis por ajudar a manter o grisalho em um tom bonito e moderno, sem aquele aspecto amarelado. Invista também nos produtos que contenham proteína hidrolisada do trigo e a pró-vitamina B5, por exemplo, que vão ajudar na força e na maciez dos fios que costumam ficar comprometidas”, explica a cabeleireira.

#2 Use leave-in com proteção solar

Proteja seus fios dos danos causados pelo sol, especialmente durante atividades ao ar livre ou idas à praia. Use um leave-in com proteção solar para evitar o amarelado e o ressecamento provocados pelos raios UV.

#3 Faça hidratação regularmente

Os cabelos grisalhos têm uma tendência natural a serem mais ásperos e secos devido à perda de melanina. Portanto, é essencial manter uma rotina de hidratação pelo menos uma vez por semana. Segundo a profissional, é indicado usar máscaras capilares hidratantes e condicionadores específicos para restaurar a suavidade e o brilho dos fios e frequentar regularmente os salões para serviços ainda mais direcionados.

#4 Evite fontes de calor

Minimize o uso de ferramentas de calor, como secadores, chapinhas e modeladores de cachos. “O calor excessivo pode danificar a estrutura dos fios, tornando-os mais propensos à quebra e ao ressecamento, prejudicando a aparência dos cabelos grisalhos. Caso use, nunca se esqueça do protetor térmico”, ressalta Marília.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Fonte: Mulher