23.4 C
Ponta Porã
quinta-feira, 9 de maio, 2024
InícioRegiãoCom apoio do Governo de MS, Tribunal de Justiça lança pedra fundamental...

Com apoio do Governo de MS, Tribunal de Justiça lança pedra fundamental de novo complexo do Poder Judiciário

Em um terreno de 65 mil m², doado pelo Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul irá construir um novo complexo administrativo e judicial para abrigar as estruturas daquele Poder, como os gabinetes dos desembargadores e os plenários para as sessões. O TJMS apresentou nesta quarta-feira (14) o projeto arquitetônico, no local em que o empreendimento será construído, no Parque dos Poderes, e lançou a pedra fundamental.

O governador Reinaldo Azambuja fez questão de participar do evento e destacou a necessidade de ampliar as instalações para melhorar o atendimento à população. Nos últimos 15 anos (2007-2022), a Corte de Justiça Estadual teve um aumento de 50% no número de componentes. “Vai ser a expansão do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. O Tribunal de Justiça necessita de novas construções, novos gabinetes, novos locais de atendimento tanto à população como ao colaborador e servidor do Poder Judiciário e hoje a gente lançou uma pedra fundamental, uma nova estrutura física construída aqui no Parque dos Poderes, com uma bela estrutura, respeitando o meio ambiente, com sustentabilidade”, disse.

Com apoio do Governo de MS, Tribunal de Justiça lança pedra fundamental de novo complexo do Poder Judiciário
Presidente do TJ, desembargador Carlos Eduardo Contar, elogiou parceria do Governo do Estado

Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Eduardo Contar, a atual estrutura ficou pequena para as necessidades daquele poder. Ele fez questão de destacar a parceria com o Poder Executivo que foi fundamental para permitir a construção do complexo.

“(O governador Reinaldo Azambuja) Próximo de encerrar seu governo como chefe do Poder Executivo, ao longo de dois mandatos, e nesses dois últimos de sua administração, tive a honra de me achar à frente do Poder Judiciário, e algumas necessidades precisavam de compreensão, da parceria e de ações concretas que, felizmente, nunca foram negadas, fosse no campo do acerto dos repasses orçamentários, o que nos permitiu antecipar a data de pagamento, fosse na formalização de convênios para uso comum de espaço e estrutura do Poder Executivo, fosse na cedência de pessoal para atividades não específicas do Judiciário, fosse na criação de cargos e ampliação de funções indispensáveis à melhoria dos serviços, enfim, o Poder Judiciário deve ser grato e reconhecer que muito foi feito para que a efetiva independência e harmonia dos Poderes prevalecesse durante este período, o que só trouxe ganhos e benefícios à sociedade sul-mato-grossense”, disse o desembargador.

O novo prédio será horizontal, integrando as partes externa e interna e reconhecendo o valor da natureza do Parque dos Poderes, que foi revitalizado pelo Governo do Estado em um investimento superior a R$ 20 milhões. “Todos os edifícios fazem gestos. Um dos gestos desse povo prédio é de acolher as pessoas e a natureza. Ele tem uma viga que contorna a reserva natural. Isso é para dizer que o edifício da Justiça faz justiça também à natureza”, disse o arquiteto Gustavo Penna. Escolhido para fazer o projeto, o escritório dele recebeu neste ano um dos prêmios mais importantes da arquitetura, o Architizer A+Awards.

Com apoio do Governo de MS, Tribunal de Justiça lança pedra fundamental de novo complexo do Poder Judiciário
Arquiteto Gustavo Penna apresenta projeto ao governador Reinaldo Azambuja e ao presidente do TJ, desembargador Carlos Contar

O novo complexo irá abrigar a Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), o Pleno com 700 lugares e outros plenários, áreas de apoio e administração do órgão e a sede da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), além dos gabinetes dos desembargadores.  

Também participaram da cerimônia de lançamento da pedra fundamental os secretários Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica) e Ana Nardes (Administração e Desburocratização), a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, e o presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, entre outras autoridades.

Fonte: Governo MS