29 C
Ponta Porã
quinta-feira, 25 de abril, 2024
InícioJoão NatalicioConfira: Informe JN

Confira: Informe JN

Jornal de Notícias

ELEIÇÕES

* Ainda comentando sobre o resultado das eleições municipais de Ponta Porã convém destacar que foi um pleito muito sem graça para a Prefeitura, pois toda a cidade já sabia o resultado da disputa com meses de antecedência. Não houve reclamações porque deu a lógica. Era a consequência natural dos fatos tendo em vista a estratégia e o trabalho realizado pelo prefeito Hélio Peluffo ao longo dos quatro anos do seu mandato.

* Resta saber agora qual o tamanho do futuro político do grande vencedor dessas eleições, o tucano de bico colorido Hélio Peluffo Filho. Há muitas conjeturas em torno do assunto. Enquanto alguns projetam uma candidatura a deputado federal em 2022, outros acreditam que ele poderá sonhar mais alto. Talvez a disputa para vice-governador ou até mesmo o Senado da República, caso o seu líder Reinaldo Azambuja tenha problemas com a Justiça e seja impedido de disputar o próximo pleito eleitoral.

* Todos os entendidos no assunto sabem que o prefeito reeleito Hélio Peluffo pensa em tudo com muita antecedência. Não foi à toa que ele escolheu para ser o seu vice o advogado Eduardo Campos, de sua inteira confiança, para assumir a administração municipal caso seja necessário.

* Na verdade, daqui para frente a moagem vai ser grande, a começar pela distribuição de cargos na próxima gestão. Todos os dias os vereadores Agnaldo Miudinho e Anny Espinola estão com um novo cargo na futura equipe do prefeito Hélio Peluffo.

E O PRESIDENTE?

* Estamos falando do futuro presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã. Todo mundo sabe que quem vai decidir essa parada é o prefeito reeleito Hélio Peluffo. Esta semana um colega de imprensa me buzinou: “- Não acredito que o Hélio vai querer repetir a dose com o Rony Lino ou o Candinho Gabínio”. Quem duvida? Particularmente eu acredito que poderá ser alguém do PSDB: Rafael Modesto, Wanderlei Avelino ou Edinho Quintana; ou do DEM: Farid Afif. Não se pode descartar a possibilidade do pedetista Marcelino Nunes embarcar nessa. Ele sabe das coisas e sabe como mexer os pauzinhos na política.

* Conforme estava previsto pelo andar da carruagem, o PSDB do prefeito reeleito Hélio Peluffo e o Democratas do seu vice Eduardo Campos iriam eleger as duas maiores bancadas do Legislativo. Não deu outra: os tucanos com 9 vereadores e o DEM com 5. Os partidos nanicos com votação inexpressiva e o PT do Paulinho Roberto e o PSD do atual vice Caio Augusto foram as duas grandes decepções ao não elegerem ninguém para a Câmara Municipal. Como bom articulador que é na política, o glorioso Caio Augusto pode se reerguer rápido se ele conseguir se desvincular da liderança do prefeito reeleito, saindo de vez debaixo das asas do seu amigo político tucano.

REAÇÃO

* Apesar das ameaças da China de prejudicar o Brasil, o Governo Bolsonaro resolveu reagir e mostrar para o mundo o que o nosso país representa em termos de produção agrícola e as riquezas da Amazônia, absolutamente sob autonomia brasileira. Desde a semana passada um vídeo nesse sentido está circulando em todos os países da Europa com grande repercussão.

* Durante a sua campanha eleitoral, o então candidato Jair Bolsonaro já alertava a população brasileira: “A China não está comprando do Brasil; a China está comprando o Brasil”. Não deu outra. Os principais veículos de comunicação do Brasil já estão nas mãos de quem? Reage Brasil!

J. N. Oliveira

[email protected]