28 C
Ponta Porã
terça-feira, 21 de maio, 2024
InícioVariedadesCelebridadesElas em campo! Veja repórteres e narradoras para seguir durante a Copa...

Elas em campo! Veja repórteres e narradoras para seguir durante a Copa da Rússia

Por isso, o Purepeople aborda com jornalistas que vão participar da cobertura do mundial questões como representatividade, feminismo e preconceito no esporte.

15/06/2018 07h30 – Purepeople

A Copa do Mundo da Rússia começa nesta quinta-feira (13), no estádio Luzhniki, em Moscou, e terá a modelo Natalia Vodianova como embaixadora no mundo fashion. Longe das passarelas e mais perto do gramados, diversas jornalistas brasileiras vão brilhar na cobertura do mundial. Por isso, o Purepeople bate um papo com algumas delas sobre feminismo e empoderamento – cada vez mais em voga no cenário atual – e faz uma lista com repórteres, apresentadoras e também narradoras para você se inspirar e acompanhar de perto.

Taynah Espinoza é apresentadora do Esporte Interativo e vai participar da cobertura da Copa do canal aqui no Brasil: ela integrou a campanha “Deixa Ela Trabalhar”, criada contra o assédio no meio esportivo por jornalistas esse ano, mas acredita que a mesma ainda não gerou reflexos a nível do mundial. “Não acho que a campanha tenha refletido na escala de mais mulheres na Copa do Mundo. A #DeixaElaTrabalhar foi motivada pelo machismo de um torcedor, mas deixamos claro que falávamos ali do torcedor, do colega e do chefe. Mas acho que alguns não entenderam a mensagem. Infelizmente, temos poucas mulheres na cobertura”, argumenta, considerando a proporção de jornalistas do sexo masculino e feminino que trabalham no evento.

Enviada da Fox Sports para Sochi, onde a seleção brasileira está concentrada, Samyra Ponce destaca o crescimento do número de jornalistas, mas pondera sobre a diferença de gênero ainda presente. “Aqui na Rússia tem um número significativo (de mulheres no jornalismo esportivo) comparado com quatro anos atrás. E o mais legal, executando funções diferentes. Temos cinegrafistas, repórteres, apresentadoras, produtoras, fotógrafas e editoras. Antigamente era pior, mas o machismo faz parte do nosso universo. Estamos no século 21 e ainda temos que provar o tempo todo que gostamos de futebol e que entendemos, sim, de futebol”, diz a repórter.

Paula Vieira, uma das repórteres que integra a equipe do jornal “Lance!” no evento em terras cariocas, comemora o fato de o país já ter jornalistas que sejam associadas ao esporte a nível nacional. “Apesar de ainda ser a minoria entre os jornalistas que estão realizando a cobertura do Mundial na Rússia, a presença das mulheres nos estádios deixou de ser algo raro para se tornar presente e parte do público masculino não tem resistência ao trabalho que realizamos. Fico feliz de ver uma mulher, a Fernanda Gentil, como uma das principais jornalistas envolvidas na cobertura da Copa e ela, através das redes sociais, mostra o quanto está empolgada e feliz por ter conquistado esse lugar. Hoje, eu trabalho da redação no Rio, mas espero logo estar lá”, torce. Confira a seguir uma lista com 20 nomes inspiradores no jornalismo esportivo!

Fernanda Gentil é uma das jornalistas que vai participar da cobertura da Globo na Copa do Mundo, cuja abertura acontece nesta quinta-feira, dia 14 de junho de 2018© Divulgação, Globo/João Miguel Júnio