31 C
Ponta Porã
sexta-feira, 26 de abril, 2024
InícioPolíticaEm Sapucaia, prefeito volta atrás e revoga decreto de lockdown no município

Em Sapucaia, prefeito volta atrás e revoga decreto de lockdown no município

Novo decreto foi publicado na tarde desta segunda-feira (15) e revoga o antigo, que previa fechamento do município. Toque de recolher volta a ser das 21h às 5h.

Durou cerca de um dia o lockdown em Coronel Sapucaia, a 395 quilômetros de Campo Grande. O município, que havia decretado fechamento total no último sábado (13) após aumento de casos de Covid-19, voltou atrás e revogou o decreto, colocando em vigor imediato, na tarde desta segunda-feira (15), um outro decreto liberando atividades.

De acordo com o novo documento, o toque de recolher na cidade passa a ser das 21h às 5h. As atividades religiosas também voltaram a ser liberadas, respeitando distanciamento de 1,5 metro para cada pessoa, em local arejado e com disponibilização de álcool 70%. Mercados, açougues, farmácias e padarias podem atender com número limitado de pessoas e horário diferenciado aos idosos, das 13h às 14h.

Os restaurantes, bares e lanchonetes, que no decreto anterior só poderiam funcionar em delivery, também foram liberados presencialmente, até 21h. Já os locais de festas continuam suspensos e os serviços essenciais liberados. O comércio que não respeitar as novas normas e o toque de recolher deverá sofrer multa e cassação do alvará de funcionamento.

Em Sapucaia, prefeito volta atrás e revoga decreto de lockdown no município
Reunião dos comerciantes com as autoridades em Coronel Sapucaia.

Isso tudo foi reflexo da reunião que aconteceu no meio da manhã desta segunda-feira (15), na sede da Câmara de Vereadores, que contou com a presença dos vereadores, presidente da Associação Comercial da cidade e do prefeito Rudi Paetzold.

Os comerciantes se comprometeram a manter a prevenção em suas lojas, usar álcool gel, mascaras e o distanciamentos entre as pessoas.

Até este sábado, sete pessoas morreram por Covid-19 no município, representando um índice de mortalidade de mais de 45 a cada 100 mil pessoas, já que o município possui 15 mil habitantes. O município registra 490 casos de coronavírus desde o início da pandemia e sete óbitos. Já o estado de Mato Grosso do Sul registrou 170.917 casos da doença e 3.142 óbitos.

Fonte: G1 MS