12 C
Ponta Porã
segunda-feira, 20 de maio, 2024
InícioPolíticaEntenda para onde serão destinados recursos do Pix anunciado pelo governo do...

Entenda para onde serão destinados recursos do Pix anunciado pelo governo do RS

Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul será a responsável por receber os recursos e direcioná-los para as vítimas das enchentes.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PDB), anunciou que as doações recebidas pelo estado por meio do PIX serão encaminhadas para uma entidade privada, e não para os cofres públicos. Segundo Leite, a Associação dos Bancos do RS será a responsável por receber os recursos e direcioná-los às vítimas das enchentes.

Durante uma coletiva de imprensa, Leite explicou: “O Pix não será destinado ao governo, mas sim a uma conta de uma entidade privada, a Associação dos Bancos do Rio Grande do Sul, que na verdade é composta por bancos públicos. Portanto, trata-se de uma entidade privada, e não de recursos para o governo realizar as ações anunciadas. Os recursos do Pix, com a colaboração de entidades sociais, serão direcionados às pessoas afetadas pelas chuvas”.

No domingo (5), o governo do Rio Grande do Sul publicou o Decreto nº 57.601, que instituiu o comitê gestor da conta SOS Rio Grande do Sul. O colegiado será composto por entidades públicas e privadas, as quais definirão as ações, medidas e critérios de distribuição das doações recebidas através do Pix.

Entre os integrantes do setor público, destacam-se o Gabinete do Governador, o Gabinete do Vice-Governador, a Procuradoria-Geral do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Casa Militar, a Secretaria de Logística e Transportes, a Secretaria do Desenvolvimento Social e a Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária.

No setor privado, estão presentes a Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul, a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), a Cufa (Central Única das Favelas), a FCDL-RS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul), a Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul), a Fundação Marcopolo, o Instituto Elisabetha Randon, o Lions Club, o Rotary Club e o Sebrae/RS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O Governo do Estado enfatiza que a conta SOS Rio Grande do Sul “centraliza a ajuda financeira e fornece segurança e transparência no recebimento e na destinação dos recursos”. Além disso, destaca que a movimentação dos fundos será submetida a auditoria e fiscalização do poder público.

“É importante ficar atento. Em meio à grande solidariedade, existem pessoas que se aproveitam da sensibilidade das outras para aplicar golpes. Isso é lamentável. Esses recursos não serão direcionados para a conta do governo. Há muitas notícias falsas e muita gente se aproveitando desse momento para gerar confusão. As doações arrecadadas serão administradas por um comitê gestor que contará com a participação da comunidade civil”, também alertou Leite.

Fonte: R7