28 C
Ponta Porã
quinta-feira, 25 de abril, 2024
InícioJoão NatalicioInforme JN com João Natalício

Informe JN com João Natalício

Jornal de Notícias

MUDANÇA

* Parece que os mandatários dos poderes Executivo e Legislativo da República estão criando juízo e mudando o comportamento e a maneira de agir. Quarta-feira da semana passada a grande mídia mostrou um quadro que encheu de alegria e expectativa as famílias brasileiras. Um encontro histórico com a participação dos presidentes Jair Bolsonaro e seus ministros, Rodrigo Maia da Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre do Senado, ambos acompanhados de lideranças partidárias.

* Chamou a atenção o fato de que todos eles estavam falando a mesma linguagem e demonstrando preocupação com o futuro do Brasil. Alguns especialistas que comentaram o assunto, entenderam que o inesperado entendimento teria sido costurado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, diretamente com o deputado federal Rodrigo Maia e o Senador Alcolumbre. O assunto principal foi a aprovação das Reformas Tributária, Administrativa e outras necessárias que o Executivo deve enviar para a aprovação do Congresso Nacional.

* Interessante que todos eles estavam de máscaras, inclusive o presidente Jair Bolsonaro que estava falando macio e muita delicadeza com todos que também se dispunham a falar com mansidão, todo mundo preocupado com o futuro do país. Sem palavrões, ironias ou provocações. Exatamente como o povo brasileiro gostaria de ouvir.

* Faltaram os integrantes do Poder Judiciário (Supremo, Procuradoria Geral da República e outras autarquias), mas eles devem ter assistido tudo e tirado suas conclusões. Por tudo isso que aconteceu, tomara que agora todos os poderes pensem mais no Brasil e se esqueçam das turbulências desnecessárias que não levam a nada. Num ponto Bolsonaro tem razão: “O Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”.

PONTA PORÃ

* Aqui em Ponta Porã, com covid-19 ou sem covid-19, o prefeito Hélio Peluffo deve disputar a reeleição. Assim pensa a classe política da fronteira, com exceção dos esquemas dos outros candidatos a prefeito, é claro. Por enquanto, Ronaldo Franco (Patriota), Brunoí (MDB) e Álvaro Soares continuam alimentando o sonho de comandar a Prefeitura de Ponta Porã. Eleição é eleição já dizia o padre de Caarapó e pode ser decidida até nas últimas semanas na opinião do saudoso João Barriga, ex-prefeito de Antônio João.

* Algo me diz que aqui na Princesinha dos Ervais o pleito eleitoral já está meio caminho andado muito perto de chegar lá.

* É só fazer as contas, dividir, multiplicar e tirar os noves fora para você acertar na cabeça o nome do futuro prefeito de Ponta Porã e de pelo menos 10 a 12 vereadores, concluindo que as duas maiores bancadas no Legislativo serão do DEM e do PSDB.

PESQUISA ELEITORAL

* Essa pesquisa de opinião pública que está rolando na cidade, do ponto de vista político deve estar deixando os vereadores de Ponta Porã com cara de paisagem mesmo com a máscara do coronavírus cobrindo todo o rosto. Pelos números da dita-cuja até parece que os nossos valorosos parlamentares municipais não têm votos. Mas a coisa não é bem assim. Resta saber como a amostragem dessa consulta popular foi realizada. Uma pesquisa eleitoral depende de muitos dados, mas normalmente os resultados costumam se aproximar da realidade. Companheiros, seria interessante reagir para que os resultados sejam outros na próxima pesquisa de opinião pública.

J. N. Oliveirajndeoliveira@jnnoticiaspp