Tião Prado

Olá, estamos de volta com a nossa coluna Opinião onde cada um tem a sua e essa você pode dar a vontade, contanto que você assuma os riscos e as consequências.

TÍTULO DE CIDADÃO PONTAPORANENSE

Na sessão da Câmara de Vereadores de Ponta Porã, foi aprovado um projeto de decreto legislativo em que concede titulo de cidadão pontaporanense ao presidente Jair Bolsonaro e a senadora Soraya Thronicke e claro que nas redes sociais teve alguns ruídos com relação a aprovação dessas proposições, mas gestos como esses são louváveis, pois é uma forma de fazer um agrado as importantes autoridades que visitam a nossa cidade.

Na minha opinião,  a  honraria ao presidente Bolsonaro é louvável, pois ele, em suas falas, sempre lembra que quando morava em Nioaque e ocupava o posto de tenente, estava na fronteira dos dois países e tem boas lembranças da nossa fronteira, entre elas o tereré e as compras no Paraguai.

Bolsonaro vem aí e junto com ele teremos carreata, passeata, motociata. Os motos clubes da região querem fazer uma grande festa. Tem políticos de todas as cidades e tem o povo, mulheres e homens que piram a cabeça só de ouvir falar que o presidente estará em Ponta Porã. Vamos aguardar para ver como vai ser e a dica pessoa que deixo é para usar a máscara…afinal, temos que nos cuidar e esse, por enquanto, é um dos meios.

COMERCIALIZAÇÃO DE TERRENO INVADIDO DA UNIÃO

A comercialização de terrenos no pátio da antiga estação ferroviária está se tornando um negocio lucrativo. Essa semana, uma pessoa me procurou para saber que se ele comprasse um terreno no local não iria ter problemas lá na frente. O terreno é ótimo e o valor dentro dos preços de mercado, algo em torno de 80 mil, mas não tem nenhum documento.

Não sabia nem o que falar, só disse que como não tem documento, a pessoa pode perder as benfeitorias se der alguma problema, mas foi aí que a pessoa respondeu que já faz quase 10 anos que o local está ocupado e até agora ninguém fala nada ou faz algo para tirar o pessoal do local.

No fundo, o pior que a pessoa tem razão. E quer saber, na minha opinião, o nosso país está tão ‘bagunçado’ e tudo tão fora do normal, que lá na frente vão ter que regularizar a situação de todos os moradores do local e dar titulo de propriedade a todas as pessoas que moram lá, é isso. Mas lembrando que terreno público não cave usucapião…então, é tiro no escuro.

ELEIÇÕES 2022

Como já havíamos comentado aqui na coluna que o Zeca do PT já estava ‘afivelando’ as malas para participar do próximo pleito em 2022,  ontem saiu a noticia de que o homem de Murtinho será candidato a governador e já esta reunindo a esquerda para colocar o time em campo e fazer palanque para o Lula, que promete vir com tudo também.

A minha duvida é que o PT esta todo destroçado e não vai ser fácil juntar o povo todo e trazer de volta a militância para uma daquelas campanhas duras, complicadas e sem grana. resta aguardar pAra ver se ‘os companheiros’ vão aceitar a ideia.

Na minha opinião, essa será uma  das campanhas mais duras e difíceis dos últimos 40 anos. nunca se teve tantos candidatos com chance de ser o governador e vamos ao time considerado titular: A esquerda lança o Zeca do PT; o centro lança Eduardo Riedel, com apoio do governador Reinaldo Azambuja leia-se PSDB; a ministra Tereza Cristina do DEM; André Puccinelli já manifestou ao MDB que quer e quando ele quer, vai pra cima; a direita trabalha com dois nomes:  Soraya Thronicke e o capitão Contar, mas acho que o nome escolhido será o da senadora, pois resta ainda mais 4 anos de mandato e nesse primeiro time tem ainda  o PSD, partido dos Trads, que deve lançar o também senador Nelsinho.

Ai tem a turma do banco de reserva: Juiz Odilon, que deve voltar a disputa;  Coronel Davi; Rose Modesto, que não sabe pra onde vai, pois é do PDSB e o próprio Marquinhos Trad, que fica naquela se vai ou não, uma vez que para sair candidato tem que renunciar ao mandato de prefeito.

TOQUE DE RECOLHER

Na minha opinião, a queda de braço entre governo e alguns prefeitos com relação ao toque de recolher parece que deu uma estremecida no relacionamento do parque dos poderes.

Na lista, o próprio Marquinhos Trad, o prefeito de Ponta Porã Hélio Peluffo, de Três Lagoas, Corumbá, Dourados e de São Gabriel D’Oeste.

Mas hoje quem esta na berlinda é o próprio governador, visto que pela frente as eleições de 2022 e ele precisa de apoio dos prefeitos para o seu candidato.

ONDE IR

Deixo aqui a dica de onde almoçar. Falo do Cantinho do Paladar da amiga Merces…que fica ali na Rua Guia Lopes, n. 45. Alem do buffet variado com pratos frios e quentes, bancada de sobremesas, o famoso chá de ervas, agora a inquieta Merces está investindo um pouco mais nos seus congelados que com certeza, já é sucesso garantido. O restaurante Cantinho do Paladar é parceiro do Pontaporainforma (leia-se Tião e Dora) e recomendamos. O local segue todo o protocolo, com disponibilização de álcool em gel, luvas e uso de máscara para se servir.

ABRAÇOS

Um abraço especial para a vereadora Cida da cidade de Amambai; à amiga Liliana Yamakawa da Vivare; ao Luisinho da Agrocenter; à professora Maria Leny.

Comentários