21.6 C
Ponta Porã
quarta-feira, 24 de abril, 2024
InícioJoão NatalicioLeia Informe JN

Leia Informe JN

João Natalício

INFORME JN

MUITA CORAGEM

* Mesmo estando enfrentando uma pandemia do coronavírus de arrepiar os cabelos de careca, no final da semana passada a nossa fronteira abençoada enfrentou um frio de fazer corintiano trocar de capote. Foram momentos de muita coragem que testou a fibra dos fronteiriços que estão acostumados a superar outros incômodos de fazer história.

* Pelo menos este humilde jornalista que não suporta friagem de zero grau, saiu dessa inteiro por muita teimosia e chá quente. Acredito que a Secretaria de Assistência Social deve ter tido muito trabalho para atender os desabrigados de rua. Que Deus abençoe esse trabalho altamente humano e cristão. Amém!

CIDADES IRMÃS

* Será mesmo? Tanto brasileiros como paraguaios vivem propagando e falando para quem quiser ouvir que Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são duas cidades irmãs e que a Linha Internacional é a avenida que une dois povos e não que separa dois povos irmãos.

* Resumindo: se Ponta Porã e Pedro Juan Caballero são duas cidades irmãs que abrigam e unem dois povos irmãos, então essa atitude inexplicável e deselegante das autoridades paraguaias em colocar cercas de arame farpado e construir valetas profundas para impedir a entrada e saída dos moradores desta abençoada fronteira não tem sentido e merece uma consideração. Pensem nisso!

SUPREMO

* Como um bom brasileiro que julgo ser, gostaria que algum membro da OAB de Ponta Porã poderia produzir uma matéria explicando com a maior isenção possível sobre o verdadeiro papel do Superior Tribunal Federal, o valoroso SUPREMO. Conforme os fatos estão ocorrendo ultimamente o STF é quem está mandando no Brasil, dando ordens, fazendo leis, investigando, mandando prender e determinando os posicionamentos dos Três Poderes da República. Do jeito que está, o povo brasileiro, inclusive eu, estamos “boiando” e não entendendo nada. De repente, é o próprio STF que está com a razão.

ELEIÇÕES

* Agora vamos ao que interessa para Ponta Porã em 2020. O PSDB do prefeito Hélio Peluffo está se apresentando com uma qualificada candidata a vereadora. Trata-se da srª Ângela Derzi, esposa do engenheiro e pecuarista Miguel Derzi. Com ela, os tucanos estão projetando outros prováveis candidatos à vereança como Candinho Gabínio, Rony Lino, Marquinhos Belo, Otaviano Cardoso, Anny Espinola, Dora Nunes, Aleixo Alves e por aí vai…

* Outro partido que deverá eleger uma bancada muito forte será o DEM do advogado Eduardo Campos e do atual confiança do prefeito no Legislativo, Agnaldo Miudinho. Veja as feras: Ramão de Deus, Farid Afif, Marcelino Nunes, Lourdes Monteiro, Nely Abdulahad e outros nomes que engrandecem a política local. Detalhe: pelo andar da carruagem, e pela relação de nomes de pré-candidatos, a próxima legislatura da gloriosa Princesinha dos Ervais terá pelo menos de 4 a 5 mulheres vereadoras, o que não deixa de ser um dado histórico. O próximo prefeito que se cuide: as mulheres gostam de pegar no pé e são insistentes em suas reivindicações.

TRAIÇÃO

* Não pegou bem o comportamento da senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke, que votou contra o Governo no Senado um projeto de suma importância que tratava de um aumento absurdo para os servidores federais. O ato da senadora do PSL foi recebido como traição pelo Palácio do Planalto, uma atitude que o presidente Jair Bolsonaro não perdoa. Ainda bem que a Câmara dos Deputados derrubou a votação do Senado e manteve o veto do presidente da República à matéria em questão. Vamos aguardar os desdobramentos dessa votação recheada de descontentamentos e traições.

J. N. Oliveira[email protected]