27 C
Ponta Porã
quarta-feira, 21 de outubro, 2026

Municípios de Mato Grosso do Sul assinam documento para viabilização de licitação na área de saneamento

27/06/2016 15h30

Segundo o superintendente de Mato Grosso do Sul, Sergio Castilho, a ideia é iniciar as licitações ainda neste mês de junho para o rápido início das obras que beneficiarão a população

Divulgação: Dora Nunes

A Superintendência Estadual da Funasa em Mato Grosso do Sul (Suest/MS) assinou junto à 12 municípios sul-mato-grossenses pedidos de bens e serviços para viabilizar o processo licitatório das obras de saneamento, a fim de amenizar os problemas da falta de água localizadas nas comunidades rurais do estado.

Os convênios celebrados com os municípios de Bandeirantes, Bataguassu, Cassilândia, Itaquiraí, Jaraguari, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do pardo, Selvíria, Sidrolândia e Tacuru são provenientes da emendar parlamentar nº 21700003/Dagoberto Nogueira e somam aproximadamente 2,1 milhões de reais.

Segundo o superintendente de Mato Grosso do Sul, Sergio Castilho, a ideia é iniciar as licitações ainda neste mês de junho para o rápido início das obras que beneficiarão a população. “Com esses recursos, conseguiremos levar dignidade para muitos moradores de locais distantes, e muitos, há mais de dez anos, esperam por esses benefícios e em comunidades que já vinham reivindicando construção de sistemas de abastecimento”, explicou o superintendente. O autor da emenda, o deputado federal por Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira Filho, afirma que ‘’o importante é trazer recursos para o estado para que melhore ainda mais o nível de qualidade de vida da comunidade”.

Na ocasião, também foram firmados termos de cooperações técnicas que garantem a perfuração de poços artesianos em áreas indígenas dos municípios de Eldorado (Aldeia Cerrito), Caarapó e Itaporã (Aldeia Bororó), uma parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do estado, visando diminuir a falta de água nessas aldeias.

Assentamentos de quatro municípios também serão contemplados com poços tubulares profundos por meio de cooperação técnica, sendo eles: Bonito (Projeto de Assentamento Pé de Cedro), Cassilândia (Projeto de Assentamento Seringal), Inocência (escola do Distrito da Moranga) e Selvíria (Projeto de Assentamento Alecrim).

O vereador Waldemar Acosta, de Sidrolândia, município que recebe investimentos para duas localidades, afirma que esses recursos serão utilizados na implantação da rede de distribuição de água no assentamento Terra Solidária, beneficiando cerca de 50 famílias que atualmente utilizam água de poço perfurado de forma artesanal nos quintais.

O evento aconteceu nessa última quarta-feira, 22 de junho, na sede da Superintendência da Funasa no estado, em Campo Grande, contando com a presença de prefeitos municipais, vereadores, moradores de assentamentos e servidores.

Municípios de Mato Grosso do Sul assinam documento para viabilização de licitação na área de saneamento