32 C
Ponta Porã
quarta-feira, 21 de outubro, 2026

PF cumpre mandados de prisão contra agenciadores de viagem que terminou em naufrágio na Guiana Francesa


Macapá/AP – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (10/9) a Operação Tritão*, em Oiapoque/AP, extremo norte do estado do Amapá, com o objetivo de desarticular organização criminosa que atuava na promoção de migração ilegal de brasileiros para o exterior.

Policiais federais, com o apoio da Polícia Militar do Amapá, cumpriram dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão, no Estado. Foram presos dois homens que teriam sido responsáveis por agenciar a viagem clandestina que terminou no naufrágio de uma embarcação no mar da Guiana Francesa, em 28 de agosto. Além deles, foi alvo de busca o proprietário do barco usado na travessia.

 A investigação, que contou com a ajuda francesa, do Centro de Cooperação Policial (CCP) – Brasil/França, foram iniciadas após informações levadas à Polícia Federal por parentes de pessoas que estavam a bordo.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, por promoção de migração ilegal e atentado contra a segurança de transporte fluvial com naufrágio e por possíveis mortes. Inicialmente, as penas podem chegar a 17 anos de reclusão.

 Apenas em 2021, a Polícia Federal deflagrou no Amapá seis operações policiais que tinham como alvo indivíduos que promovem migração ilegal: Operação Quinino (com três fases) e Operação Catraia (com duas fases) em Oiapoque/AP. Já em Macapá, houve a Operação Cruce.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá

Contato: [email protected]

(96) 3213-7500

****Tritão é um deus marinho da mitologia grega que é conhecido como o Rei dos Mares.