27 C
Ponta Porã
quarta-feira, 21 de outubro, 2026

PF deflagra operação contra lavagem de capitais oriundos de ouro ilegal em Roraima

Boa Vista/RR. A Polícia Federal deflagrou na desta quarta-feira (22/3) a operação Lotis Auro, com o objetivo de investigar suspeitos de receberem valores para a compra de ouro na Venezuela e promover seu contrabando para o Brasil. São cumpridos três mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

As investigações envolvem alvos identificados durante as investigações relacionadas à Operação Hespérides, deflagrada em 2019, e teriam envolvimento com uma empresa de fachada utilizada para movimentar valores relativos a compra e venda de ouro contrabandeado da Venezuela.

As suspeitas são de que o esquema tenha movimentado aproximadamente R$ 40 milhões.

*A expressão em latim significa “ouro lavado”, fazendo alusão à prática do crime de contrabando de ouro e a tentativa de dar-lhe uma aparência lícita por meio da lavagem de dinheiro.

Assessoria de Comunicação da PF em Roraima.

[email protected]

95 3621-1548 (whatsapp)

Fonte: Polícia Federal