14 C
Ponta Porã
sábado, 18 de maio, 2024
InícioPolíticaPonta Porã adota novas medidas de flexibilização do isolamento social

Ponta Porã adota novas medidas de flexibilização do isolamento social

Anuncio das novas medidas de flexibilização ocorreu em coletiva de imprensa                        

O Prefeito de Ponta Porã Hélio Peluffo, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Dr Patrick Derzi e do secretário de Governo e Comunicação, Ricardo Soares anunciou nesta quinta-feira (10), as novas medidas  de flexibilização do chamado isolamento social, em virtude da pandemia do coronavirus da COVID-19.

O anuncio aconteceu em entrevista coletiva ocorrida no Gabinete da Prefeitura, ás 16h com a fala do Prefeito Hélio Peluffo que destacou o empenho e dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde nas ações em favor do bloqueio da COVID-19.

“A decisão em flexibilizar ocorreu após avaliação criteriosa das autoridades em saúde, em virtude do novo momento e o clima mais ameno em virtude da nova estação do ano, que possibilita uma abertura gradual de alguns estabelecimentos comerciais e instituições, mas que devem seguir todos os protocolos sanitários previstos para evitar a proliferação da doença” disse Hélio.

Hélio Peluffo também agradeceu ao apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã, aos empresários  que entenderam o atual momento e seguiram as recomendações para conter o avanço da COVID-19 e enfatizou que apesar da flexibilização a equipe da Vigilância de Saúde e Guarda Municipal continuarão atuando de forma efetiva e os estabelecimentos que não cumprirem com os protocolos sanitários serão autuados.

“É importante destacar que no caso de descumprimento das orientações de prevenção e percebermos que a flexibilização pode causar ameaça a saúde da população, podemos rever o decreto e aplicar medidas mais rígidas se necessário” frisou.

O secretário municipal de Saúde Dr Patrick Derzi, reforçou a necessidade da população em manter os cuidados para evitar o contágio, utilizando a máscara, higienizando as mãos, evitando as aglomerações e seguindo o decreto municipal.

“O vírus ainda circula, observamos que as pessoas estão se conscientizando e seguindo os protocolos sanitários no combate a COVID-19. Apesar da flexibilização continuaremos acompanhando e orientando a população na busca do controle da doença e a redução dos casos no município”.

O Decreto 8.593/2020 publicado no Diário Oficial do Município, reuniu em um único documento as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos atualmente vigentes, pois devido à dinamicidade da Pandemia, os Decretos anteriormente editados sofreram alterações no decorrer dos últimos meses.

Confira as principais mudanças previstas no decreto do executivo municipal elaborada de forma planejada:

O toque de recolher, sofre alteração passando a  ser de 00h00 ás 04h00

Farmácias que antes funcionavam até as 21h00, passam a funcionar até as 22h00 – depois disso em regime de plantão.

Supermercados, minimercados, mercearias, açougues, empreendimentos de remédios veterinários funcionam até ás 20h00;

Bares, restaurantes conveniências e congêneres até 00h00 (inclusive delivery)

Academias de 06h00 até 20h00, antes funcionava de 06h00 ás 10h e de 15h00 ás 18h00.

Forças de segurança pública, órgãos de fiscalização, e os serviços essenciais à manutenção desses serviços não se submetem ao toque de recolher, em conformidade a solicitação do 11 Regimento de Cavalaria Mecanizado Marechal Dutra.

Anteriormente já estava previsto Postos de Combustíveis, Segurança Privada e plantões em serviços essenciais.

Também ficou definida a permissão do Transporte Interestadual de passageiros, mediante apresentação de Protocolo de Biossegurança, por parte das interessadas, submetidos à prévia análise e aprovação por parte da Vigilância Sanitária.      

Alterações das disposições sobre encontros religiosos, aumentando o número de cultos por semana, passando de três para quatro, o tempo de celebração passou de 60 minutos para 90 minutos e diminuiu a idade das crianças que não podiam frequentar os locais dos cultos e demais localidades passando de 14 anos para 12 anos, conforme estatuto da Criança e Adolescente – ECA.

O Decreto de flexibilização prevê outorga de permissão especial e excepcional aos Restaurantes e Bares para utilização das calçadas, nos moldes dispostos no Código Urbanístico, sem necessidade de autorização especifica pelo poder público.

Na prática esportiva passa a ser permitido o retorno das atividades esportivas coletivas e de contato, sem plateia, mediante observância dos protocolos de biossegurança da Secretaria Municipal de Saúde, o futebol está permitido. O Parque dos Ervais continua fechado.

Escolas privadas

Em conformidade com o requerimento da Associação das Instituições de Ensino Privadas, o novo decreto exige protocolo de Biossegurança para as instituições privadas de ensino, que optarem por retornar ás atividades educacionais presenciais, que deve ser submetido á prévia análise da Secretaria Municipal de Saúde para apreciação e aprovação. 

A redação do site Pontaporainforma esteve na coletiva. Veja o vídeo.