A Câmara Municipal de Ponta Porã promoveu na manhã de terça-feira, 26 de outubro, duas sessões ordinárias em que vários temas de grande interesse da população foram abordados. Na primeira sessão, um dos destaques foi a concessão do espaço da Tribuna Livre. O médico Paulo Mauricio Soares Pereira Filho, a convite da vereadora Lourdes Monteiro, utilizou a Tribuna Livre para destacar a importância do trabalho de prevenção ao câncer, especialmente no mês de outubro em que as mulheres são o alvo para a divulgação das medidas contra a doença.

Ele divulgou números impressionantes a respeito da doença no Brasil: “De acordo como Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, foram registrados pelo menos 63 mil casos de câncer de mama nos últimos três anos. É uma doença com grande impacto na sociedade. As pesquisas revelam que, pelo menos 30% dos casos, estão relacionados ao estilo de vida, ou seja, aos hábitos da população. Neste sentido, quem desenvolve obesidade, não faz atividades físicas (sedentarismo), alimenta-se de maneira inadequada, tem maior probabilidade de desenvolver câncer. Também é importante destacar que o diagnóstico precoce resulta em mais chances de cura, cerca de 95% dos casos. Por isso, as mulheres acima de 40 anos precisam fazer uma mamografia a cada dois anos, pelo menos. Infelizmente, a maioria só procura este atendimento quando é para fazer diagnóstico e já existe um princípio da doença. Em 60% dos casos, o câncer já está avançado, dificultando o tratamento”, alertou o médico.

Dr. Paulo também agradeceu aos vereadores pela oportunidade de falar sobre o tema e conclamou as pessoas a se cuidarem: “não só as mulheres. Mês que vem teremos o Novembro Azul, alertando aos homens sobre a necessidade de prevenção de câncer. Afinal de contas, câncer de mama dá em homens também”.

Após sua fala ele recebeu uma Moção de Congratulações pelo excelente trabalho que beneficia a população fronteiriça, em especial às mulheres, no atendimento aos pacientes com câncer. A moção foi proposta pela vereadora Lourdes Monteiro e aprovada por todos os parlamenteares. Lourdes comanda a Rede Feminina de Combate ao Câncer Malvina Monteiro há mais de uma década na cidade, atendendo centenas de pessoas no enfrentamento desta doença.

Os vereadores também prestaram homenagens a Alexandre Brás, do Grupo Crossfit Ponta Porã que recebeu Voto de Congratulações pela participação do MS Games e divulgação de Ponta Porã de maneira positiva no cenário estadual. O Grupo Conviver, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, também recebeu homenagem pela brilhante participação no Festival de Dança de Mato Grosso do Sul. As homenagens foram propostas pela vereadora Kamila Alvarenga.

Nilson Valente, destaque no Desafio Brou, competição que reuniu mais de 50 participantes de Mato Grosso do Sul, também recebeu homenagem proposta pelo vereador Waldecir Fernandes. O parlamentar quis destacar o empenho e dedicação do atleta em divulgar os benefícios do ciclismo para a saúde das pessoas e também de maneira positiva, enaltecer o nome de Ponta Porã.

CERIMONIALISTA

A cerimonialista Ana Maria de Courdoüe, foi homenageada pelo Dia da Cerimonialista, comemorado no dia 29 de outubro. A homenagem foi proposta pela vereadora Neli Abdulahad. Ana Maria desenvolve um trabalho de excelência na Câmara Municipal de Ponta Porã e também para toda a comunidade fronteiriça, sendo reconhecida pela trajetória de sucesso e por ser uma profissional dedicada, respeitada e reconhecida por todos,

Os vereadores promoveram duas sessões por conta do feriado na próxima terça-feira, Dia de Finados, quando não haverá condições de se realizar os trabalhos em Plenário.

Comentários