5.6 C
Ponta Porã
quarta-feira, 29 de maio, 2024
InícioVariedadesMulherPor que a água do mar é salgada e não doce? Desvende...

Por que a água do mar é salgada e não doce? Desvende este mistério

Por que a água do mar é salgada e não doce? Desvende este mistério
Foto: Reprodução

Por que a água do mar é salgada e não doce? Desvende este mistério

A água do mar é capaz de acalmar e encantar inúmeras pessoas. Por que será que a água do mar é salgada e não doce como a água que bebemos? Este é um mistério que intriga muitas pessoas e tem uma explicação científica fascinante.

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre e desempenham um papel crucial na regulação do clima global, armazenando e liberando calor através das correntes oceânicas. Vamos te explicar o motivo científico da água do mar ser salgada, veja abaixo.

Por que a água do mar é salgada e não doce?

Se você já mergulhou na água do mar, certamente percebeu seu sabor salgado único. Mas por que a água do oceano não é doce como a água dos rios e lagos? A resposta está na composição química da água do mar!

A água do mar contém uma variedade de minerais dissolvidos, sendo o mais abundante o cloreto de sódio, conhecido como sal comum. Conforme a água flui dos rios para o oceano, ela carrega consigo minerais dissolvidos e sedimentos.

Com o tempo, a água do mar se torna mais salgada à medida que evapora e os minerais se tornam mais concentrados. Embora os rios também possam conter minerais, a quantidade de água doce em comparação com a salinidade do oceano é insignificante.

A salinidade média da água do mar é de aproximadamente 35 gramas de sal por litro. Isso significa que, para cada quilo de água do mar, existem cerca de 35 gramas de sal dissolvido. Se pudéssemos extrair todo o sal do oceano e espalhá-lo na superfície da Terra, formaríamos uma camada de sal com cerca de 45 metros de espessura.

Qual é o mar mais salgado do mundo?

A água do mar mais salgada do mundo é a do Mar Morto, localizado na fronteira entre Israel, Palestina e Jordânia. É reconhecido mundialmente por sua salinidade surpreendente, pois possui uma concentração de sal de aproximadamente 34%, tornando-o cerca de 10 vezes mais salgado que a média da água do oceano.

As informações são do site tempo.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook , Instagram , Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Fonte: Mulher