12.3 C
Ponta Porã
segunda-feira, 20 de maio, 2024
InícioRegiãoBonitoSaúde nega eutanásia em massa após recolher animais de rua

Saúde nega eutanásia em massa após recolher animais de rua

Desde julho, prefeitura de Bonito realiza recolhimento e testagem em cães e gatos

Após receber acusações de que realizaria eutanásia em massa nos animais de rua, a Secretaria de Saúde de Bonito, divulgou nota à imprensa para esclarecer as medidas adotadas pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que prevê o recolhimento dos bichos de estimação sem um lar.

De acordo com a secretária responsável pela pasta, Ana Carolina Colla, o recolhimento de animais não prevê o sacrifício ou a morte dos mesmos, mas sim a garantia do controle sanitário do município.

“Nenhum animal de rua recebeu eutanásia em Bonito, mesmo após a publicação da medida no mês passado. Este recolhimento faz parte dos testes que realizamos para verificação de doenças graves, infectocontagiosas e incuráveis que coloquem em risco a vida de outros animais e outros humanos”, disse Ana Carolina.

Desde julho, todos os animais do município estão sendo submetidos a exames. Conforme explica a pasta, o cão ou gato fica no local por uma semana e depois é ofertado a adoção no caso de testagem negativa. O animal só será submetido a eutanásia em casos graves de doenças incuráveis.

Conforme prevê a Lei nº 14.228/2021, é proibida a eutanásia de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos oficiais congêneres, salvo as disposições específicas.

“Todo trabalho realizado pela prefeitura visa a educação em saúde e conscientização, onde o CCZ está na rua fazendo as abordagens necessárias pelo bem dos animais.Estamos levando o povo a cuidar mais dos seus pets, com responsabilidade, carinho e conscientização sobre os perigos ao animal”, finalizou a secretária de Saúde.

Em caso de dúvidas e esclarecimentos, entrar em contato com o número do setor responsável: (67) 99241-5572.

FONTE: CAMPO GRANDE NEWS