UFMS confirma curso de Direito noturno no campus de Ponta Porã

O campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Ponta Porã vai passar a oferecer o curso de Direito no período noturno, ampliando o acesso ao ensino superior público na região de fronteira. A criação do novo curso foi aprovada pelo Conselho Universitário (Coun) no final do ano passado, durante reunião que autorizou a abertura de 13 novas graduações em diferentes regiões do Estado.

Segundo a UFMS, o bacharelado em Direito em Ponta Porã poderá ser incluído no vestibular de 2026, embora ainda não tenha sido divulgada a quantidade de vagas que serão ofertadas. O curso já consta no site oficial da universidade, sob o código 1830, com funcionamento no período noturno e coordenação do professor Camilo Henrique Silva.

A reitora da UFMS, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, ressaltou que a expansão da universidade está sendo conduzida com responsabilidade e foco na qualidade do ensino. De acordo com ela, nenhum curso será iniciado sem condições adequadas de funcionamento, estrutura e quadro docente.

“Quero registrar o compromisso desta gestão. Nós não iniciaremos nenhum curso se não tiver condições reais e efetivas de compromisso com a qualidade. Estamos trabalhando na liberação de vagas de docentes da Universidade, para que a gente possa crescer em qualidade e garantir um bom ambiente de trabalho para todos”, afirmou a reitora, destacando também o alinhamento com o vice-reitor, Albert Schiaveto.

Nesta terça-feira ao ser questionado pelo Repórter MS, o diretor do Campus da UFMS em Ponta Porã, Leonardo Souza Silva, confirmou que o curso de Direito – Bacharelado já está aprovado em todas as instâncias da UFMS, inclusive já aparece no catálogo de cursos da UFMS. “A inclusão do curso nos processos seletivos ainda depende de algumas coisas, neste momento, já estamos tramitando junto ao Ministério da Educação o processo de autorização para abertura do curso e os pedidos de vagas para docentes. Em relação à infraestrutura, nossa intenção é que o curso ocupe o Bloco 3 (que anteriormente era ocupado pela UEMS) e a Reitoria está buscando viabilizar recursos para revitalização do espaço. Por essa razão, o curso somente será incluído no vestibular após a autorização e a revitalização do espaço”, afirmou.

No último vestibular da UFMS, mais de 6 mil vagas foram disponibilizadas em diversos cursos de graduação em várias regiões do Estado. Já na terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe), foram disputadas 1.091 vagas. O processo seletivo da universidade segue a Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, além das vagas de ampla concorrência e da possibilidade de participação como treineiro.

A chegada do curso de Direito é vista como um avanço para Ponta Porã e municípios vizinhos, fortalecendo a formação acadêmica e ampliando oportunidades para estudantes da região.

Fonte: Reporterms