14 C
Ponta Porã
sábado, 18 de maio, 2024
InícioNotíciasVereador pede fim da invasão da área da União em Ponta Porã

Vereador pede fim da invasão da área da União em Ponta Porã

Área conhecida como Ferroviária foi invadida no ano de 2013 e em sua maioria é ocupada por pessoas de origem paraguaia sem documentação brasileira

26/06/2018 17h20 – Por: Dora Nunes

Em sessão da Câmara de Vereadores, o presidente da Casa de Leis, Cândido Gabínio, solicitou à Prefeitura de Ponta Porã que seja feita a construção de uma área de lazer na Vila Ferroviária II, mais conhecida como Vila dos Professores, em uma área localizada na região que é ociosa e que vem sendo ocupada por invasores.

Em sua fala, o vereador conclamou todos os outros vereadores para fazerem um trabalho objetivando a retomada da área invadida que é de propriedade da União, dessa feita, aos invasores, não cabe ação de usucapião. “É de conhecimento de todos nós que grande número dos invasores que estão naquela área são do País vizinho e que não possuem documentação brasileira, e sei disso porque a prefeitura fez um levantamento no local há aproximadamente 6 meses para conhecimento da real situação dos brasileiros que estão naquela área”, afirmou Cândido Gabínio.

O vereador ainda falou que se brasileiros se deslocar até o Paraguai e invadir terras e áreas já estaria respondendo de acordo com a Lei local e aqui no Brasil, em Ponta Porã, uma área nobre, no centro da cidade vira “favelão” e com um grande número de desocupados. “Existe sim pessoas naquele local que são necessitadas de uma habitação, mas de acordo com o levantamento feito, são poucas as pessoas que se enquadram no projeto de habitação para a retirada dessas pessoas daquela localidade”, afirmou.

O vereador convidou a população a dar um passeio na localidade e verificar que ali existe grandes construções, com muros de 4 metros, cerca elétrica, piscina, o que faz com que se gere um certo clima de desconfiança, pois quem faz esse tipo de construção não se encaixa em alguém que necessite de cadastro em habitação do município.

Em sua fala o vereador ressaltou ainda que acredita que a autoridade competente para “zerar” uma área da União, seria a Polícia federal e nada sendo feito, o domínio da área por bandidos, pontos de drogas, prostituição e abuso de menores vem sendo realizado “debaixo de nossas barbas”.

“É preciso dar um basta nesse tipo de invasão. A vizinhaça que paga seus impostos correm o risco de furtos numa área nobre do município; uma área que poderia ser utilizada com colégios, fins habitacionais para os brasileiros que precisam ou até mesmo poderia essa área ser vendida e o valor ser revertido em benfeitorias”, afirmou o vereador.

Cândido Gabínio lembrou que essa área é do Brasil e tem gente de fora invadindo e fazendo o que quer dentro de Ponta Porã. “Temos que levantar essa bandeira e fazer a desocupação do local, pois uma área da nação está sendo roubada na nossa cara”, finalizou o vereador.

Vereador pede fim da invasão da área da União em Ponta Porã