Ponta Porã, Domingo, 22 de abril de 2018
24/11/2017 06h50

Nova Alvorada do Sul avança com obra de sistema de esgotamento sanitário financiada pela Funasa

A construção também contará com urbanização e 411 ligações domiciliares.

Divulgação (TP)
 
 
Autoridades durante visita à obra do SES de Nova Alvorada do Sul. Foto: Divulgação Autoridades durante visita à obra do SES de Nova Alvorada do Sul. Foto: Divulgação

O superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Mato Grosso do Sul, Marco Aurélio Santullo, esteve, no último sábado, 18.11, visitando e verificando o andamento das obras do sistema de esgotamento sanitário (SES) em Nova Alvorada do Sul, município localizado na região sudoeste estado e à 116 Km distante da capital, Campo Grande.

A liberação de recurso da Funasa irá proporcionar a conclusão desse sistema de esgotamento sanitário para a cidade, num total de investimentos na ordem de R$ 6.755.026,23, com contrapartida do governo estadual e deverá contribuir significativamente para o desenvolvimento da área urbana do município.

De acordo com a Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp) da superintendência estadual da Funasa no Mato Grosso do Sul, esta obra é constituída por canteiro de obras, rede coletora de esgoto constituída por 10.333,38 metros, laboratório, drenagem, desarenador, caixa de areia, lagoas anaeróbicas, facultativas e de maturação, além do emissário final.

A construção também contará com urbanização e 411 ligações domiciliares, e atualmente se encontra com aproximadamente 60% executada. A conclusão de todo o projeto está prevista para fevereiro de 2018, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores de Nova Alvorada do Sul.

A visita contou com a presença da deputada federal Tereza Cristina que contribuiu para que fossem repassadas as últimas parcelas do montante o órgão. "Temos estabelecido uma parceira muito eficiente com a Funasa e conseguido levar inúmeros benefícios a população de Mato Grosso do Sul", afirma a deputada.

Segundo a parlamentar, está sendo feito um grande trabalho de incremento dessa parceria com a Funasa para, junto com o órgão, permitir aos prefeitos a levarem abastecimento e tratamento sanitário para as suas cidades. "Nossas emendas estão sendo destinadas para a Funasa fazer a gestão destes recursos e trazer este bem tão essencial para a saúde das famílias sul-mato-grossenses", destaca.

O superintendente estadual da Suest/MS, Marco Aurélio Santullo, ressaltou o apoio da Presidência da Funasa no tocante à liberação de recursos, evitando, dessa forma, paralisação nas obras em desenvolvimento. "Graças aos esforços deste órgão em Brasília, está sendo possível celeridade nas liberações de recursos para Mato Grosso do Sul", afirma.

Além do superintende da Suest/MS Marco Santullo e da deputada federal Tereza Cristina, estiveram presentes na visita à obra do SES, o prefeito de Nova Alvorada do Sul, Arlei Silva Barbosa, o vereador Manoel, Humberto Maciel, superintendente do Incra/MS, o chefe da Divisão de Engenharia de Saúde Pública da Funasa em MS, Aristides Ortiz entre outras autoridades.

 
As obras estão aproximadamente 60% em execução As obras estão aproximadamente 60% em execução

Envie seu Comentário