30 C
Ponta Porã
segunda-feira, 6 de maio, 2024
InícioEloir VieiraA Nova Criatura em Cristo Jesus, por Eloir Vieira

A Nova Criatura em Cristo Jesus, por Eloir Vieira

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2ªCo 5.17).

Uma nova criatura consiste em mudança de comportamento, de hábitos, de estilo de vida. Antes de se converter a Cristo, Paulo, chamado Saulo de Tarso, perseguia a igreja; agredia com violência os discípulos de Cristo e prendia-os, para não pregar o evangelho nem falar no nome de Jesus. De perseguidor, passou a ser perseguido, humilhado, agredido, preso e morto. Paulo, não vivia mais para ele mesmo, mas para Cristo; seu lema passou a ser: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp 1.21).

Paulo enfrentou o pecado e seus perseguidores com coragem e bom ânimo; venceu com Jesus: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2ªTm 4.7,8). Paulo aconselhou Timóteo a seguir o seu exemplo: “Mas tú sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” (2ªTm 4.5).

Nós também, como pecadores arrependidos, não vivemos mais para nós mesmos, mas para Jesus, que nos comprou a preço de sangue. precisamos renunciar as velhas práticas pecaminosas e viver para Cristo, com Cristo e em Cristo: “E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5.24).

Os cristãos devem estar mortos para o pecado, e vivos para Cristo: “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nos assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2ªCo 5.14,15).

O cristão abandona o pecado e serve a Cristo: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2ªCo 6.14-18).

Os injustos não herdarão o Reino: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus” 1ªCo 6.9,10).

Sem mudança de comportamento não há nova vida em Cristo! Ao recebermos Jesus no nosso coração, o seu Espírito Santo nos lava e nos transforma numa nova criatura! Deixamos para trás o velho homem e vivemos a nova vida em Cristo Jesus!

Eloir Vieira