19.3 C
Ponta Porã
segunda-feira, 6 de maio, 2024
InícioPolíticaEleiçõesEduardo Riedel, do PSDB, é eleito governador de Mato Grosso do Sul

Eduardo Riedel, do PSDB, é eleito governador de Mato Grosso do Sul

O resultado foi confirmado com 92,23% das urnas apuradas às 17h16. Com o resultado da eleição, o PSDB mantém pela terceira gestão seguida o comando do estado.

O empresário do agronegócio e ex-secretário estadual Eduardo Riedel (PSDB) foi eleito neste domingo (30) governador de Mato Grosso do Sul no segundo turno. O resultado foi confirmado com 92,23% das urnas apuradas às 17h16. O estado foi o primeiro a definir a eleição para governador.

Com 100% das urnas apuradas o tucano obteve no total 808.210 votos, o que corresponde a 56,90% dos votos válidos, contra 43,10% do Capitão Contar (PRTB), que conseguiu 612.113 votos. A diferença foi de 196.097 votos, ou seja, 13,8%. Votos nulos foram 88.228, 5,70% e brancos foram 39.059, 2,52%.

O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, pouco depois de ter o resultado confirmado — Foto: Rafaela Moreira/TV Morena

O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, pouco depois de ter o resultado confirmado — Foto: Rafaela Moreira/TV Morena

Com o resultado da eleição, o PSDB mantém pela terceira gestão seguida o comando do estado. O vice-governador eleito é o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha, do PP.

Ao comentar sobre a vitória, Riedel disse que a expectativa agora é de muito trabalho, o sentimento é de muita responsabilidade. “Como eu falei durante toda a campanha, temos um projeto para Mato Grosso do Sul de desenvolvimento, distribuição de renda, inclusão e qualificação para as pessoas entrarem nas oportunidades oferecidas e política pública de qualidade. Esse é o caminho e para isso muito trabalho e responsabilidade”.

Ele também comentou sobre a campanha.

“Foi uma disputa acirrada, com muitos políticos de peso concorrendo e que agora no segundo turno teve o acirramento ainda maior. Chegamos ao nosso objetivo levando a nossa mensagem para a população do Mato Grosso do Sul. Agora é arregacar as mangas e trabalhar pelo Mato Grosso do Sul. Agora vamos nomear a equipe e dar continuidade ao trabalho. Ainda não temos nenhum nome confirmado”.

Campanha

Eduardo Riedel é candidato ao governo de Mato Grosso do Sul pelo PSDB — Foto: Anderson Viegas/ g1MS

Eduardo Riedel é candidato ao governo de Mato Grosso do Sul pelo PSDB — Foto: Anderson Viegas/ g1MS

Ex-secretário estadual e candidato do atual governo, Eduardo Riedel fez uma campanha propondo dar continuidade e ampliando os benefícios sociais da gestão de Reinaldo Azambuja, mas, se posicionando como uma novidade no cenário político, já que disputava a primeira eleição.

Para a disputa, o partido do candidato firmou um grande arco de alianças reunindo o Cidadania, Republicanos, PP, PSB, PDT e PL. Riedel conquistou nos dois turnos o apoio de 75 dos 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul.

Entre as propostas que apresentou ainda no primeiro turno, estavam a continuidade e ampliação do programa de inclusão social do governo do estado, o Vale Renda que atualmente paga R$ 300 por benefício, e que ele assegurou que ampliaria para R$ 450.

Também firmou compromisso para dar continuidade do programa que subsidia o pagamento da conta de energia elétrica de 152 mil famílias em situação de vulnerabilidade.

Ainda na área social, Riedel propôs criar o programa tarifa social zero para o transporte, para garantir as pessoas em situação de vulnerabilidade a gratuidade no transporte público urbano nas principais cidades de Mato Grosso do Sul.

FONTE: G1