Formação Continuada garante qualificação a educadores em Ponta Porã

No encontro, estiveram reunidos os coordenadores dos Centros de Educação Infantil e do Ensino Fundamental

06/02/2019 18h40 - DN

A prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer desenvolve as formações continuadas com os coordenadores da Rede Municipal de Ensino. No encontro, estiveram reunidos os coordenadores dos Centros de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Na pauta da formação para os coordenadores da Educação Infantil falou-se sobre a "Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil".

O coordenador da Educação Infantil tem a função de acompanhar as atividades pedagógicas que acontecem nos CEINFs, além de ser responsável por estimular os docentes a inovar ou adequar suas metodologias à realidade e situação das crianças, com uma certa percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos professores e crianças no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Na formação foi enfatizada também a importância de ser trabalhada a psicomotricidade com crianças, pois a estrutura da educação psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem nessa etapa "pois a criança que é estimulada a pular ou saltar, com certeza terá seu processo de alfabetização facilitado" quando ingressar no ensino fundamental.

Ainda foram estudados apontamentos teóricos e aplicadas algumas dinâmicas práticas de como pode ser trabalhada a motricidade dentro das creches, fazendo uso de materiais alternativos, fáceis de encontrar, com muita criatividade.

Envie seu Comentário