11/12/2017 13h10

O sol de verão e a pele, um velho problema

Dermatologista aconselha como se proteger dos malefícios da exposição solar

Divulgação: Dora Nunes
 
 

Os raios solares podem trazer consequências danosas à pele, principalmente no verão quando as pessoas ficam mais expostas. Segundo a dermatologista Dra. Cíntia Guedes Mendonça, é importante criar o hábito de cuidar da pele. "A prevenção é a principal medida para coibir qualquer problema de pele. Entre as medidas para diminuir a exposição ao sol, além do uso do protetor solar, estão o uso de óculos escuros e chapéus, ficar em locais com muita sombra e utilizar roupas que protegem do sol. Não esquecer que o tempo nublado também permite a passagem de raios ultravioletas que podem prejudicar principalmente crianças e idosos", reforça a médica.

Os protetores solares orais contam com substâncias que promovem uma foto-proteção sistêmica, porém o uso desse tipo de protetor não exclui a utilização do produto tópico, uma vez que os dois devem ser usados juntos para obter um melhor resultado. Os bebês acima de seis meses já podem usar protetor solar infantil. A recomendação da dermatologista é usar protetor solar com fatores altos, reaplicar várias vezes e evitar o horário que o sol está mais quente. O ideal é antes das 10h da manhã e após as 16h. Lembrando que devemos passar o protetor solar pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol.

Outras sugestões são: usar repelentes ao menos três vezes ao dia, vestir roupas de mangas longas e calças compridas com tecidos leves e cores claras, colocar telas de proteção e mosquiteiros nos quartos.

A hidratação é primordial para manter a pele saudável. Para isso, é necessário usar cremes hidratantes e ingerir bastante água.

Dra. Cíntia Guedes Mendonça

Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (SP), Dra. Cíntia Mendonça possui título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é pós-graduada em dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Envie seu Comentário